Participação de Nêumanne na homenagem do Centenário de Franco Montoro

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

José Nêumanne Pinto, participou, no dia 20 deste mês de outubro, da homenagem ao Centenário de Franco Montoro, edição especial de programa da TV Assembleia SP

Centenário de Franco Montoro é homenageado em edição especial de programa da TV Assembleia SP

Participaram parlamentares, familiares, jornalistas e autoridades que conviveram com o ex-governador

A Assembleia Legislativa, em parceria com a Associação dos Parlamentares do Estado de São Paulo e TV Assembleia SP promoveram nesta quinta-feira, 20/10, um encontro para homenagear o centenário do ex-governador Franco Montoro, nascido em 14 de julho de 1916. Concomitantemente a este evento, a TV Assembleia gravou uma edição especial do programa Memória do Parlamento Paulista, idealizado pelo ex-deputado Tonico Ramos, presidente da Associação dos Parlamentares Paulistas. A proposta foi extrair uma memória coletiva de pessoas que de alguma forma conviveram com o ex-governador. Assim, ex-parlamentares, autoridades e jornalistas fizeram questão de vir contar algum episódio que marcou suas vidas em encontros com Franco Montoro.

O ex-parlamentar Tonka Falsetti, também autor da ideia, destacou que a homenagem a Franco Montoro traduzia-se da maneira que o ex-governador gostaria que fosse. Ou seja, um encontro de pessoas que participaram do resgate da democracia. “Trata-se da história do país”, afirmou.

O presidente da Casa, Fernando Capez, enfatizou que a figura de Franco Montoro deve ser imortalizada em seminários e reportagens, além de encontros como este. Saudou Tonico Ramos e as autoridades presentes.

Reconstrução nacional

image001

O jornalista José Nêumane Pinto declarou que seu relato tinha intuito de desmistificar um fato da história brasileira. “Este senhor de discurso direto e coerente é membro de uma geração que derrubou a ditadura militar”, disse, referindo-se ao vídeo exibido na abertura do evento, em que o jornalista Saulo Gomes entrevista Montoro. Nesse vídeo, o ex-governador conta os primórdios de sua carreira política até chegar a deputado estadual, federal, senador e governador, pontuando as linhas que pautavam sua administração pública. Por exemplo, o fato de considerar uma grande obra o conjunto das pequenas obras; a opção pela gestão descentralizada e participativa; o combate à inflação, mas sem o aumento de impostos; a prioridade à Educação e, por fim, a integração da América Latina. “Nós temos sido iludidos de que da extrema esquerda são os heróis da democracia; mas os verdadeiros heróis da reconstrução da democracia no país foram os governadores que se elegeram em 1982, como Franco Montoro e Leonel Brizola”, argumentou. Nêumane Pinto nominou ainda o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, enquanto presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, o ex-governador Mário Covas e o atual ministro das Relações Exteriores, José Serra, entre outros.

Leia a matéria completa. Clique aqui!

Facebook
X
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

José Nêumanne Pinto

Blog

Jornal Eldorado

Últimas Notícias

Últimas Notícias